sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Segundo Kaspersky Lab, média diária de novos malwares caiu 15 mil em 2015


De acordo com a Kaspersky Lab, 2015 foi marcado pela saturação na demanda de programas maliciosos, pois o número de novos malwares detectados por dia de 325 mil em 2014 para 310 mil. Os especialistas da empresa acreditam que isso ocorreu principalmente por causa do alto custo no desenvolvimento de novos códigos maliciosos. Os criminosos virtuais perceberam que podem ter resultados igualmente eficazes usando programas de publicidade intrusiva ou assinaturas digitais em seus ataques.


Essa abordagem parece funcionar, já que, apesar da queda na criação de malwares, o número de vítimas do cibercrime cresceu 5% este ano. Entre 2012 e 2013, houve um rápido aumento no número de novos arquivos maliciosos detectados pela Kaspersky Lab. As estatísticas saltaram de 200 mil novos malwares por dia em 2012 para 315 mil em 2013. Depois disso, o crescimento foi menor em 2014 e a taxa aumentou apenas 10 mil arquivos por dia no ano passado.


Os cibercriminosos perceberam que golpes mais elaborados, como rootkits, bootkits ou pragas replicantes são eficazes, porém elevam os custos, reduzindo as receitas e as margens de lucro. Além disso, esses programas maliciosos sofisticados não estão imunes aos softwares antimalware, que estão em constante evolução e acostumados a identificar e bloquear códigos mais complexos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário